O escritório foi fundado por Luiz Eduardo Trindade, em meados do ano 2000, tendo com enfoque a atuação no contencioso tributário de empresas. Em 2009, após sua aposentadoria, o então Superintendente da Receita Federal da 10ª Região Fiscal, Dr. Luiz Jair Cardoso, ingressou no escritório, tornando-o um “escritório boutique” nas questões tributárias de alta complexidade, atuando em grandes casos de repercussão nacional, de forma independente ou no auxílio a grandes escritórios.
Em 2003, iniciou-se a atuação na área de insolvência, sobretudo nas questões tributárias de empresas em concordata ou massas falidas. A partir de 2005, com a nova lei da recuperação judicial — Lei nº. 11.101/2005 —, passamos a desenvolver o trabalho pioneiro de atender empresas em recuperação judicial com alto grau de endividamento junto à Fazenda Pública, tanto em questões administrativas como em questões judiciais, o que, até então, era novidade no mundo da insolvência.
Advogado, doutorando em Direito Empresarial pela UNINOVE/SP, mestre em Direito da Empresa e dos Negócios pela UNISINOS. Especialista em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET). Especialista em Gestão de Operações Societárias e Planejamento Tributário pelo Instituto Nacional de Estudos Jurídicos (INEJ). Membro da Comissão Especial de Direito Tributário e da Comissão Especial de Falências e Recuperações Judiciais da OAB/RS.
Membro do Núcleo de Estudos e Gestão do Passivo Tributário (NEPAT). Membro da Fundação Escola Superior de Direito Tributário (FESDT) e do Instituto Brasileiro da Insolvência (IBAJUD). Presidente da Subcomissão de Transação Tributária da Comissão de Direito Tributário da OAB/RS. Membro o Instituto Brasileiro de Arbitragem e Transação Tributária (IBATT). Membro da Academia Brasileira de Direito Tributário (ABRAT) e do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT). Membro da Associação Brasileira de Advocacia Tributária (ABAT). Membro associado do Turnaround Management Association do Brasil – TMA Brasil. Conselheiro do Conselho Curador da Fundação Escola Superior de Direito Tributário (FESDT). Membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS) instituição da qual é diretor do Departamento de Estudos de Recuperação Judicial. Membro da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP). Integrante do grupo de pesquisa formado pela Universidade Paris 1 – Pantheon/Sorbonnee pelo IBAJUD denominado “Sorbonne International Research Group – Business Reorganization, Insolvency and Bankruptcy Law”. Coordenador do Curso Aspectos Tributários da Recuperação Judicial e Falências da Fundação Escola Superior de Direito Tributário (FESDT).
Coordenador acadêmico do G8 Latin Euromerican – Insolvency and Restruturing Program. Coordenador Acadêmico Nacional do IBAJUD. Membro do Departamento Acadêmico do Instituto Brasileiro da Insolvência – IBAJUD. Professor Curso de Recuperação Judicial e Falências da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo/SP(ESMP/SP). Professor da Fundação Escola Superior de Direito Tributário (FESDT). Professor do Curso de Direito Tributário, Recuperação Judicial e Falências da AJURIS (Escola da Magistratura do TJRS). Professor do Curso de extensão em Recuperação Judicial e Falências da Escola Superior da Advocacia da OAB/Campinas/SP. Professor do Curso de formação de administradores Judiciais do Tribunal de Justiça de Estado Goiás/GO. Professor do Curso “Administrador Judicial” da TMA Brasil. Professor do Curso de Capacitação em Administração Judicial do Instituto Brasileiro da Insolvência (IBAJUD). Professor do Curso de formação e capacitação de mediadores empresariais do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS-CESUSC). Professor do Curso de Especialização em Direito Tributário da UNISINOS-RS. Professor convidado do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios da UNISINOS-RS e do LLM em Direito Empresarial da mesma Instituição. Professor do Curso de Especialização em Direito Tributário da Universidade Presbiteriana Mackenzie do Rio de Janeiro.
Autor de livros, artigos, palestrante em diversas instituições públicas e privadas.
Voto de Louvor da Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal. Pelo reconhecimento do trabalho prestado à entidade em favor da advocacia e da Cidadania fortalecendo o Estado Democrático Brasileiro. Presidente da OAB Nacional, Cláudio Lamachia. Brasília, 25 de janeiro de 2109.
Láurea de Agradecimento – Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul – Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados durante o período de pandemia. Ricardo Breier – Presidente da OAB/RS. Porto Alegre, dezembro de 2021.
Publicações na Imprensa: